Portal
Balcão Virtual
Área Privada
Área privada do Ministério das Finanças

A DNRE está no processo de elaboração dos projetos para implementação do Plano Estratégico

Os Dirigentes e colaboradores da Direção Nacional de Receitas do Estado estiveram reunidos numa ação formativa em matéria de Elaboração e Gestão de Projetos, nas instalações da DNRE, de 01 a 03 de fevereiro do corrente ano.

A ação teve por objetivo desenvolver competências nos dirigentes e colaboradores para a elaboração de projetos que possibilitarão atingir as metas e materializar os objetivos Estratégicos da DNRE.

Durante o encontro de trabalho foram constituídos 4 grupos de projetos, que corporizam os mais importantes projetos da DNRE, nomeadamente, Cadastro; Conta Corrente; Contencioso e Apoio ao Contribuinte.

A colaboradora Dra. Augusta Cardoso fez parte da equipa de projeto “Conta Corrente” e acredita que esta formação permitirá aos funcionários a capacidade de elaborar futuros projetos.
“Estamos a adquirir conhecimento para gerenciar projetos num todo, independentemente de ser conta corrente. Também com esta formação vamos desenvolver mapas dos novos projetos, tendo em conta que DNRE tem em carteira mais 10 projetos. Posteriormente, podemos desenvolver novos projetos sem o apoio do FMI”, salienta.

Segundo esta colaboradora o projeto “Conta Corrente” visa desenvolver um novo aplicativo que, por um lado, facilitará o apuramento do saldo do contribuinte, por período e por imposto, controlará a situação fiscal deste. E por outro lado, permitirá o apuramento da gestão das dividas fiscais e verificar o cumprimento das suas obrigações acessórias.

Por sua vez, a Dra. Lourdes Barros que também fez parte desta ação formativa e integrou o grupo de trabalho que projetou as etapas do projeto de “Apoio ao Contribuinte”. Em seu entender, destacou a importância desta formação para a realização de futuros projetos.
“A formação é extremamente interessante, porque neste momento estamos a ver a vertente teórica e ao mesmo tempo a componente prática. Esta ação é diferente das outras, pois irá dar continuidade aos projetos que já foram decididos e aprovado pela Directora Nacional, afirma.

É de ressaltar que a referida formação enquadra-se na IV Missão para Implementação do Plano Estratégico da DNRE 2016-2019 e foi ministrada pelos consultores Dr. André Brandão e Dr.Peter Doslter.